domingo, 17 de agosto de 2008

A pessoa certa - parte II

Relacionamento duradouro é muito raro hoje em dia e acredito que isto tenha entre tantos e possíveis motivos um bem determinante: (i)maturidade afetiva!!!!
Quando nascemos temos 0% de capacidade de dar amor e 100% de necessidade de receber amor. Quando somos crianças (e se recebemos amor familiar...) nossa capacidade de dar amor aumenta e nossa necessidade de receber amor diminui. Na adolecência estes percentuais podem se modificar de acordo com as experiências de cada um, sendo que as vezes pode-se chegar mais próximo dos 40% (dar amor) e 60% (necessidade de receber), claro que não se trata de uma ciência exata, mas ainda assim geralmente somos um pouco imaturos (afetivamente).
Se durante a nossa vida recebemos amor do nosso pai, da nossa mãe, dos irmãos, dos amigos vamos diminuindo a necessidade de receber e aumentando nossa capacidade de dar amor.
A maturidade ocorre quando passamos a ter 51% de necessidade de dar amor e 49% de necessidade de receber amor. Ocorre que uma parcela das pessoas que iniciam um relacionamento (ou até iniciam um casamento) têm muito mais necessidade de receber amor do que em dar amor, eis a armadilha, esperar mais do outro do que até nós mesmos somos capazes de dar. Quando isto ocorre o relacionamento acaba por deixar um vazio em ambos e como consequência desagradável, algumas feridas, mágoas, desilusões e aquele velho e surrado chavão de fim de relacionamento: "Ela(e) me amava tanto e agora não me ama mais".
Todo ser humano tem necessidade de ser amado, se sentir amado, quer a "criatura" reconheça isto ou não (claro que quando se reconhece fica mais fácil).
Nem todo relacionamento duradouro é feliz, mas todo relaciomento feliz é duradouro.
Paz e bem,