quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Perdão Existe?


Perdão,

Quem nunca magoou, feriu e agrediu verbalmente o próximo. Eu já fiz isto várias vezes, porém o mais incrível é que geralmente magoamos as pessoas mais próximas e que mais amamos.
Quem não teve um dia difícil no trabalho onde tudo deu errado e ao chegar a casa aquela pessoa amada que mora por lá faz aquela perguntinha: Porque está com esta cara, o dia hoje foi lindo?......huuuuurrrrr...e vez ou outra, descontamos nossa magoa e acabamos por ferir o próximo.


Buenas, que vamos falhar e erra é um fato (pois somos imperfeitos), mas que vamos nos reconciliar, bom isto depende na nossa vontade, pois uma virtude fundamental para o ser humano ser feliz é a capacidade de perdoar.
A maioria das pessoas acredita que perdoar representa não sentir nada pela pessoa que te feriu, o que é uma inverdade visto que o fato de não sentir nada está mais próximo da indiferença.


Perdoar é reconhecer que alguém te feriu (intencionalmente ou não) e a parti daí querer não sentir ódio ou raiva do outro. Isto é possível quando reconhecemos que os outros erram e que nós também erramos.
Quem não perdoa aprisiona a pessoa que feriu no seu coração e mantém a ferida fechada, ou seja, não cicatrizada a mesma ainda provocará muitos problemas emocionais, psicológicos e afetivos. O perdão liberta nossa alma para o amor e para a vida.


Sou casado, amo minha esposa e às vezes nos desentendemos, porém o que faz o nosso amor crescer é a nossa vontade de viver reconciliados, de após o erro refletir, se arrepender e pedir perdão, pois quando fazemos isto Deus dá a graça necessária para voltarmos a amar com intensidade e por vezes tornar nosso coração mais humano e feliz.


Nem sempre conseguimos voltar a amar que nos ofendeu, o que frequentemente acontece ao fim dos namoros, porém a intenção reta de não guardar mágoa do(a) “ex” libertará nosso coração para amar o(a) definitiva. Perdoamos quando não sentimos mais a necessidade de falar mal ou desejar o mal para o outro e isto não quer dizer que tenhamos que voltar a conviver com o mesmo, apenas não guardamos a mágoa. Temos lembranças, mas não desejamos nem falamos mal. Neste período o tempo é o melhor remédio, pois feridas profundas necessitam de muitos cuidados por bastante tempo.


Perdoar não é nada fácil e requer decisão, paciência e força de vontade, mas o maior benefício é a graça de ser livre, ou seja, estar com o coração livre para amar e ser feliz.
"Perdoar é a melhor maneira de vingar-se."
Perdão é decisão e Graça de Deus!!!