quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Perdão Existe?


Perdão,

Quem nunca magoou, feriu e agrediu verbalmente o próximo. Eu já fiz isto várias vezes, porém o mais incrível é que geralmente magoamos as pessoas mais próximas e que mais amamos.
Quem não teve um dia difícil no trabalho onde tudo deu errado e ao chegar a casa aquela pessoa amada que mora por lá faz aquela perguntinha: Porque está com esta cara, o dia hoje foi lindo?......huuuuurrrrr...e vez ou outra, descontamos nossa magoa e acabamos por ferir o próximo.


Buenas, que vamos falhar e erra é um fato (pois somos imperfeitos), mas que vamos nos reconciliar, bom isto depende na nossa vontade, pois uma virtude fundamental para o ser humano ser feliz é a capacidade de perdoar.
A maioria das pessoas acredita que perdoar representa não sentir nada pela pessoa que te feriu, o que é uma inverdade visto que o fato de não sentir nada está mais próximo da indiferença.


Perdoar é reconhecer que alguém te feriu (intencionalmente ou não) e a parti daí querer não sentir ódio ou raiva do outro. Isto é possível quando reconhecemos que os outros erram e que nós também erramos.
Quem não perdoa aprisiona a pessoa que feriu no seu coração e mantém a ferida fechada, ou seja, não cicatrizada a mesma ainda provocará muitos problemas emocionais, psicológicos e afetivos. O perdão liberta nossa alma para o amor e para a vida.


Sou casado, amo minha esposa e às vezes nos desentendemos, porém o que faz o nosso amor crescer é a nossa vontade de viver reconciliados, de após o erro refletir, se arrepender e pedir perdão, pois quando fazemos isto Deus dá a graça necessária para voltarmos a amar com intensidade e por vezes tornar nosso coração mais humano e feliz.


Nem sempre conseguimos voltar a amar que nos ofendeu, o que frequentemente acontece ao fim dos namoros, porém a intenção reta de não guardar mágoa do(a) “ex” libertará nosso coração para amar o(a) definitiva. Perdoamos quando não sentimos mais a necessidade de falar mal ou desejar o mal para o outro e isto não quer dizer que tenhamos que voltar a conviver com o mesmo, apenas não guardamos a mágoa. Temos lembranças, mas não desejamos nem falamos mal. Neste período o tempo é o melhor remédio, pois feridas profundas necessitam de muitos cuidados por bastante tempo.


Perdoar não é nada fácil e requer decisão, paciência e força de vontade, mas o maior benefício é a graça de ser livre, ou seja, estar com o coração livre para amar e ser feliz.
"Perdoar é a melhor maneira de vingar-se."
Perdão é decisão e Graça de Deus!!!

6 comentários:

Estava Perdida no Mar disse...

Quando alguém que pouco gosto me machuca, deixo pra lá. Quando é alguém que amo...aí fico com raiva na hora (Claro), mas depois raciocino se aquilo pode ter sido só um equivoco da pessoa...e se eu tb nunca fiz nada de mal a ela. Sei perdoar...sou melhor de perdoar aos outros do que a mim mesma, mas tb observo se a pessoa vai realmente mudar naquele sentido. Já perdoei muita gente q depois mostrou q não tinha mudado nada.
Beijos

Jana disse...

Sabe eu assumo meu defeito nisso, eu perdoo mas não esqueço nunca, e infelizmente em algum momento, em alguma discussão eu vou voltar ao acorrido. Sim, é péssimo.

beijo

Luciane disse...

Oi!!
Antes de comentar teu texto, quero "comentar teu comentário" no meu blogger. É, realmente você se encaixa no primeiro parágrafo. Usei uma das tuas falas (mas vc não foi o único que falou isso, viu?). Até comentei com o Ale a respeito. Disse que não sabia se você lembraria. É, vc lembrou... Tudo bem, eu te perdoo, hehehe

Quanto ao teu texto, muito bom. É formativo e, ao mesmo tempo, provocativo. Gosto disso. Creio que perdoar seja realmente divino. Nós, enquanto humanos, não temos essa capacidade. ´Dizem que "guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra". Diante disso, nossa melhor opção é perdoar. Faz bem a todos, em especial a nós mesmos.
Bjão!!

Alexandre Gil disse...

ehehe ermao, concordo com tudo, embora nao esteja casado e nem imagine como é isso!!!

mas, qto a perdoar, bem, isso eu perdoo mesmo, mas nao queira q eu vá morar com a criatura depois né

abração ermao e parabéns pelo teu coraçao em escrever isso. Desta vez, me surpreendeste!
:)

Alexandre Gil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Mano, velho!

Excelente...