sábado, 19 de setembro de 2009

Labor Omnia vincit

Esta semana estava trabalhando em Bento Gonçalves quando passei em frente de uma antiga escola que constava a seguinte inscrição talhada em sua fachada com mais de meio século: Labor Omnia vincit.
Esta expressão não saiu de minha mente e logo que cheguei em Caxias fui logo pesquisar o significado de tal expressão pois fiquei curioso para compreender. Uma tradução razoável é: O trabalho tudo vence!!!
Fiquei intrigado, pois esta expressão faria muito sucesso no meio empresarial, mas qual o significado da mesma em um prédio de educação com mais de 50 anos?
Acredito que nesta expressão o trabalho tem o sentido da dedicação, do esforço, da perseverança e com certeza da recompensa, a final de contas sempre colhemos aquilo que plantamos, pois com já foi dito a mais de dois milênios não é possível colher figos de uma roseira, tão pouco colher melância de um pé de laranja.
Se desejo ter uma família, um fonte de renda razoável, paz, amor nada melhor que plantar hoje o que desejas colher lá na frente...
Ordováz dizia: "Não me esperem para a colheita, pois estarei sempre plantando".
Paz e bem,

2 comentários:

Estava Perdida no Mar disse...

concordo com seu ponto de vista. Pode ser q nem sempre nosso esforço seja recompensado, mas acho q para as pessoas de bem...é o melhor caminho.

Alexandre Gil disse...

acredito em verdadeiras amizades!